Campo de Ourique

Campo de Ourique
Jardim Teófilo Braga

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Campo de Ourique


Campo de Ourique é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, pertencente ao 2.º Bairro Administrativo da capital, com 1,63 km² de área e 22 130 habitantes (2011[1]). Densidade: 13 576,7 hab/km².
Foi criada aquando da reorganização administrativa da cidade em 8 de novembro de 2012[2], resultando da agregação integral das antigas freguesias de Santa Isabel e do Santo Condestável:
Freguesia atualFreguesias antigas
BrasãoFreguesiaPopulaçãoÁrea
(km²)
BrasãoFreguesiaPopulação
(2011)[3]
Área
(km²)[4]
Coats of arms of None.svg
Campo de Ourique22 1301,63
LSB-santaisabel.png
Santa Isabel6 8750,62
LSB-santocondestavel.png
Santo Condestável15 2551,01
Na prática, a nova freguesia corresponde à antiga freguesia de Santa Isabel antes da criação, por desanexação, da freguesia doSanto Condestável.
Cinema Europa (demolido em 2010), numa rua de Campo de Ourique

[editar]
Origem do nome

Até à criação da freguesia, "Campo de Ourique" referia-se apenas ao bairro homónimo da cidade de Lisboa. Encontra-se no coração da cidade, entre as Amoreiras, a Estrela e os Prazeres. Trata-se de um bairro residencial, mas com uma vocação para o comércio muito forte e antiga. Campo de Ourique é um bairro com vida própria, parece uma pequena cidade dentro da Grande Lisboa. É apontado frequentemente como o bairro mais pacífico da cidade de Lisboa e aquele que reúne as melhores condições de vida, diferenciando-se de outras zonas urbanas que dependem excessivamente de Centros Comerciais. Os dias úteis e o fim de semana parecem não se distinguir entre si, pois o movimento pacato e paradoxalmente dinâmico das gentes atravessa o bairro todos os dias da semana com o mesmo ritmo.
Do património edificado de Campo de Ourique, destaca-se a Igreja do Santo Condestável, monumento emblemático da zona da autoria de Vasco Regaleira, o arquitecto das "novas igrejas", e o edifício do extinto Cinema Europa (demolido em 2010) da autoria do arquitecto Antero Ferreira com escultura de Euclides Vaz.
Nos anos 1980 e 90, várias bandas surgiram em Campo de Ourique, tendo marcado a cena musical nacional: Ena Pá 2000Pop Dell'ArteLinha Geral e Essa Entente. Também a primeira editora discográfica independente portuguesa, a Ama Romanta, teve origem no bairro, em 1986, ficando então a sua sede na Rua Coelho da Rocha.



Sem comentários:

Enviar um comentário